UFOP, IFMG e Prefeitura de Ouro Preto firmam parceria inédita em prol da inovação

UFOP, IFMG e Prefeitura de Ouro Preto firmam parceria inédita em prol da inovação e cultura

Três das grandes instituições produtoras de conhecimento e cidadania de Ouro Preto firmaram uma parceria inédita em prol da inovação no município. Na tarde de ontem (10), o HUB Francisca Mina recebeu o evento que selou a assinatura de um documento que promete revitalizar do ecossistema de inovação de Ouro Preto. Trata-se da reabertura e ampliação da Incubadora de Empresas da UFOP (Incultec), em parceria com o IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) e a Prefeitura de Ouro Preto. Essa parceria é parte do Hub de Inovação Francisca Minas. O Repórter Antônio Isidoro, da Real FM, esteve no local e gravou com os responsáveis.

A incubadora passou sete anos inativada, entre 2017 e 2024. Criada em 2006, ela já é fruto de uma potente aliança, entre universidade-indústria-governo com o objetivo de promover a disseminação tecnológica na região. Durante todo esse percurso, a Incultec já operou dentro do campus da UFOP e também na Fundação Aleijadinho.

Mas o que é uma incubadora?

Uma incubadora é uma organização dedicada a apoiar boas iniciativas, promovendo o desenvolvimento de novos negócios ao oferecer recursos e serviços especializados para empreendedores e startups. Funciona como uma consultoria estratégica, orientando os passos necessários para que o negócio cresça, por meio de estudos, planejamento e qualificação das pessoas envolvidas.

No caso de Ouro Preto, essa parceria traz um novo panorama, abrindo espaço para o fortalecimento de cooperativas e empresas com base social e cultural, aliando os eixos da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Ouro Preto.

UFOP, Prefeitura e IFMG se unem pela primeira vez em projeto conjunto

Agora, de acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra, a Incultec está integrada ao ecossistema de inovação da cidade. “Antes, apenas empresas vinculadas à UFOP podiam ser incubadas. Hoje, ampliamos o alcance para toda a comunidade de Ouro Preto, incluindo áreas como turismo, cultura e projetos de base social”, afirmou Guerra para o repórter Antônio Isidoro, da Real FM.

Leia também:

O professor André Luiz Silva, coordenador da serviço, explicou que a incubadora está aberta a três frentes de atuação: projetos de base tecnológica, cultural e social. “Buscamos unir forças com outros agentes e fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo na cidade de Ouro Preto. Não será uma caminhada exclusivamente da UFOP, mas da UFOP em conjunto com outras partes que compõem o desenvolvimento econômico da cidade”, destacou.

Já a professora Venúncia Coelho, diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do campus IFMG Ouro Preto, destacou a importância de unir forças entre instituições que estão próximas, mas até então não haviam estabelecido uma colaboração prática. “Com essa parceria, aproveitamos laboratórios, docentes e servidores das duas instituições para potencializar os resultados e buscar soluções conjuntas para desafios regionais.”

O Hub de Inovação Francisca Minas, inaugurado recentemente, já se destaca como espaço de desenvolvimento de projetos e capacitações, com a proposta de fomentar a economia criativa e tecnológica. Um dos primeiros projetos incubados é o desenvolvimento de uma cooperativa de produção de cogumelos, que promete impulsionar a economia local por meio de um modelo colaborativo.

A governança do ecossistema será compartilhada entre as três instituições e representantes da sociedade civil, com o objetivo de garantir eficiência e agilidade nos resultados. A gestão integrada busca criar uma estrutura forte para atender demandas regionais e transformar Ouro Preto em referência em inovação e empreendedorismo.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o  Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment