Nesta segunda-feira (16), a Prefeitura de Ouro Preto promoverá a assinatura dos termos de desapropriação dos imóveis da área de risco do Bairro Taquaral. O evento, que será realizado na Câmara Municipal, é mais uma etapa do projeto ‘Um Teto é Tudo’, em especial do Reurb do Taquaral, que liderado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, tem como objetivo regulamentar parte do núcleo urbano consolidado do bairro.
O evento oficializará novas desapropriações e o pagamento de indenizações às famílias afetadas, visando garantir segurança e melhores condições de vida para os moradores. Estarão presentes o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga, representantes de diversas secretarias municipais e moradores do bairro
Parte do Taquaral é conhecido pelas suas áreas de risco, e sofre com recorrentes ameaças de deslizamentos de terra, especialmente durante o período de chuvas. Ouro Preto, que lidera o ranking de cidades brasileiras com mais áreas de risco, enfrenta um desafio histórico de realocação de moradores para locais seguros, respeitando os direitos previstos em lei.
Leia também:
- UFOP, IFMG e Prefeitura de Ouro Preto firmam parceria inédita em prol da inovação
- Corpo encontrado em Mariana pode ser de jovem decapitado em crime brutal
O vereador Wanderley Kuruzu (PT), militante na área da habitação, destacou a importância da ação, afirmando que “é a primeira vez na história que a prefeitura de Ouro Preto enfrenta o desafio das áreas de risco com base na ciência”.
Segundo Kuruzu, até o momento, 15 famílias foram indenizadas e, nesta etapa, mais nove receberão o benefício, totalizando 24 desapropriações. No entanto, ele frisou que ainda restam cerca de 80 famílias em situação de risco no bairro. Ainda sim, ressaltou que não é todo o bairro que está condenado pelos estudos geológicos mais recentes: “É importante esclarecer que nem todo o Taquaral está em área de risco. São cerca de 290 casas do bairro”.
O vereador também elogiou o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, conduzido pela secretária Camila Sardinha e pelo superintendente Pedro Moreira, destacando os avanços obtidos nos últimos dois anos. “Essa secretaria, criada pelo prefeito Angelo Oswaldo, tem mostrado competência e eficiência, já apresentando resultados expressivos”, afirmou.
A ação no Taquaral é considerada um projeto piloto no município, que possui a maior concentração de áreas de risco do Brasil. A iniciativa integra um esforço mais amplo, alinhado à revisão do Plano Diretor da cidade, processo que será concluído em 2025. O plano visa orientar o crescimento urbano de forma segura, identificando áreas aptas para habitação e restringindo a ocupação de locais vulneráveis.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Desapropriação de imóveis em área de risco do Taquaral acontece hoje em Ouro Preto […]