Em Mariana, um mês após a assinatura da Repactuação, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), anunciou a destinação de recursos provenientes do novo acordo com as mineradoras para a Primaz de Minas e diversas outras regiões do estado.
Entre as ações previstas, destaca-se o início do projeto de duplicação de 67 quilômetros da BR-356, no trecho entre o Alphaville e Mariana, que será realizado por meio de concessão. O projeto, avaliado em R$ 5 bilhões, também inclui melhorias nas rodovias MG-262 e MG-329, e faz parte do conjunto de investimentos previstos com os R$ 132 bilhões oriundos do acordo.
Segundo informações oficiais da Agência Minas, foi lançada a consulta pública do novo projeto de concessão rodoviária do trecho. O governador anunciou que a a iniciativa será o ponto inicial das ações que serão desenvolvidas pelo novo acordo na região atingida.
De maneira geral, o governo entende que o Novo Acordo permite a aceleração das obras e a redução do valor do pedágio na via. Existe a perspectiva de que a obra seja concluída em até cinco anos, quando a antiga previsão era 18 antes da Repactuação de Mariana.
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O QUE É O PROCESSO DE CONSULTA PÚBLICA
Em resumo, a consulta pública é o primeiro passo para o estabelecimento da concessão. Nesta etapa, o governo ouvirá as pessoas envolvidas e que serão atingidas pelas obras na rodovia. Essa oitiva busca entender quais são suas necessidades e contribuições, para aprimoramento do projeto.
Segundo o site Agência Minas, o contrato prevê investimentos que totalizam cerca de R$ 5 bilhões ao longo dos 30 anos da concessão, incluindo serviços iniciais, recuperação, manutenção, melhorias e ampliações de capacidade das rodovias e serviços aos usuários.
Quando concedidas, as rodovias passam a contar com todos os serviços operacionais de atendimento ao usuário, isto é, guincho leve e pesado, atendimento de socorro médico (24 horas por dia, 7 dias por semana), socorro mecânico, bases operacionais, monitoramento e controle de tráfego, dentre outros.
Vale destacar que em 2021, o Governo de Minas propôs o desenvolvimento de um projeto de concessão para a região, com o objetivo de garantir investimentos constantes nos trechos analisados. A proposta foi submetida a consulta pública em agosto do mesmo ano. Mas, por conta do alto valor do pedágio, o projeto se tornou inviável naquele momento.
OS INVESTIMENTOS NA BR-356
O site oficial do governo divulgou que a sessão de licitação do projeto e assinatura de contrato estão previstos para 2025. A secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parceria (Seinfra) prevê que o documento custe no total R$ 5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões do aporte financeiro do Estado e o restante por meio do contrato de concessão.
“Um acordo difícil, que levou anos para ser concretizado, que terá como uma das principais obras exatamente a da BR-356, que liga Belo Horizonte a Ouro Preto e Mariana, e ainda vamos ter uma extensão na melhoria da MG-262 até Rio Casca. São intervenções importantíssimas, já que nós estamos falando de uma rodovia congestionada, perigosa, lenta. As obras vão trazer desenvolvimento, segurança e conforto para quem mora aqui nessa região”, enfatizou Romeu Zema. |
Cerca de R$ 2,5 bilhões irão para a duplicação de 67 quilômetros da BR-356, implantação de 39 quilômetros de faixa adicional nas MG-262 e MG-329, a implantação e readequação de 64 quilômetros de acostamentos, além da construção de contornos viários, acessos, passarelas e correções de curvas críticas ao longo de todo o trecho, totalizando 187,3 quilômetros de extensão das obras.
Outros R$ 2,4 bilhões serão destinados para manutenção constante das rodovias e para os serviços aos usuários.
Os trechos rodoviários são cortados por 11 municípios, sendo eles: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca.
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Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] O empresário é mais uma vítima fatal de um acidente neste trecho da BR-356 (via que perpassa Itabirito, Ouro Preto e Mariana). A rodovia é considerada extremamente perigosa, com a sensação de segurança tendo aumentado nos últimos anos, devido ao aumento do número de carretas de minério que trafegam por ela. Na última semana, o governador Romeu Zema (NOVO) anunciou a duplicação dos 70 KM entre o Alphaville e Mariana. […]