Através a desapropriação de parte das terras da Novelis em Ouro Preto, o Cemitério São Miguel Arcanjo será ampliado e a cidade ganhará uma nova Capela Velório. O prefeito Angelo Oswaldo assinou ontem (31) o decreto Nº 8.455, que torna de utilidade pública o imóvel situado na Rua de Acesso ao cemitério, 88,19 metros da esquina com a Rua Hugo Soderi, no bairro Saramenha.
O terreno foi adquirido pela Alcan Alumínio, empresa canadense, durante a expansão das atividades nas décadas de 1950 e 1960. Em 2005, tornou-se propriedade da Novelis, que encerrou a produção de alumina em Ouro Preto em 2009. Desde então, a empresa reivindica a posse das terras que circundam a antiga fábrica.
Leia também:
- Du Evangelista confirma candidatura para prefeitura de Ouro Preto
- AGORA É LEI! Pessoas condenadas por racismo não poderão assumir cargo público em Ouro Preto
O terreno desapropriado, conhecido como Gleba A, possui uma área de 6.600 m² e um perímetro de 325,02 metros. A área será destinada à ampliação do Cemitério Municipal São Miguel Arcanjo e à construção de uma Capela Velório.
A Procuradoria Jurídica do Município foi autorizada a tomar as medidas judiciais necessárias para a imissão na posse do imóvel, alegando a urgência da desapropriação conforme previsto no art. 15 do Decreto-Lei nº 3.365/41.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Terras da Novelis são desapropriadas para construção de Capela Velório em Ouro Preto […]