Na madrugada desta quarta-feira (30), ocorreu um deslizamento da encosta do Morro do Gambá, interditando a Rua Pandiá Calógeras, a principal rota de acesso entre o centro de Ouro Preto e o bairro Bauxita, afetando também o trânsito para outros bairros da região. Este é o primeiro caso de deslizamento registrado na temporada de chuvas na Região dos Inconfidentes.
A Ourotran (órgão responsável pelo trânsito em Ouro Preto) já sinalizou e interditou a via, restringindo a passagem de veículos para garantir a segurança dos motoristas e moradores. O Jornal Geraes está em contato com a empresa Rota Real, que opera o transporte público local, para obter informações sobre possíveis desvios nos itinerários dos ônibus que utilizam a Rua Pandiá Calógeras.
Leia também:
Neri Moutinho, gerente da Defesa Civil, informou que cerca de 200 residências estão sem energia devido ao desligamento preventivo realizado pela Cemig. Ele explicou que equipes da Secretaria de Obras e um geólogo da Defesa Civil estão avaliando a área e realizando a limpeza. “Acredito que por volta de meio-dia teremos o restabelecimento da energia. Embora seja uma via importante para a cidade, fechamos o acesso por segurança”, declarou Moutinho. Ele também mencionou que a Guarda Municipal foi acionada para reforçar o bloqueio, já que algumas pessoas tentaram passar pelo local interditado.
O comandante Marotta, da Guarda Municipal, orientou motoristas a utilizarem trajetos alternativos, como a Avenida Lima Júnior, a Curva do vento, para acessar a região sul de Ouro Preto. “Estamos com equipes na Praça Amadeu Barbosa, próximo ao IFMG, e na Rua Padre Desidério de Matos para orientar o trânsito. Qualquer bloqueio em Ouro Preto impacta o fluxo de veículos, então esperamos que a desobstrução seja feita rapidamente”, afirmou.
Ainda não há previsão para a liberação da via, e as autoridades orientam os motoristas a buscar rotas alternativas enquanto a situação é normalizada.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.