O Governo do estado de Minas Gerais anunciou o investimento de R$ 22,5 milhões no setor cultural, por meio dos editais do Fundo Estadual de Cultura (FEC). As inscrições foram abertas na última segunda-feira (21).
O Fundo contempla 13 editais com diferentes linguagens, territórios e expressões culturais do estado. A ação integra a política descentralizadora do Governo de Minas, prevista na Lei Descentra Cultura.
Leia também:
A ação é realizada pelas secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom).
Entre as ações previstas nos editais, estão:
Reconhecimento da cultura afro-mineira: a premiação de artesãos e artesãs; mestres e mestras das culturas, saberes, fazeres e ofícios populares e tradicionais; artistas circenses, da arte contemporânea, das cantorias e música popular; da cozinha e gastronomia mineiras; detentores de saberes de ofícios de cura;
Além de contemplar também grupos culturais ligados ao congado, folias, capoeira, quilombos, terreiros e o Rainha Conga, voltado exclusivamente às mulheres que são mestras e guardiãs dass tradições;
Patrimônio como vetor de identidade e turismo: preservação do patrimônio cultural mineiro, abrangendo obras de restauro, reparos, adaptações e manutenções de bens tombados ou inventariados;
Fomento ao audiovisual: apoio a obras audiovisuais mineiras em mostras, festivais e eventos no Brasil e no exterior.
Os interessados poderão realizar as inscrições através da Plataforma Digital de Fomento e Incentivo à Cultura até o dia 11/8.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Governo de Minas investirá de R$ 22,5 milhões em cultura […]