As peças restauradas do órgão Arp Schnitger, considerado o único exemplar do tipo fora da Europa, retornaram à Catedral da Sé, em Mariana, nesta segunda-feira, 8 de setembro. O instrumento, datado do século XVIII e doado por Dom João V à então Diocese de Mariana em 1748, passou por um processo de restauro na cidade de Cuenca, na Espanha, e será reinaugurado no dia 8 de dezembro, durante as celebrações dos 280 anos da Arquidiocese.
A chegada dos someiros foi acompanhada por autoridades civis, religiosas e pela comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Assunção. O investimento total para a restauração do órgão Arp Schnitger é de R$ 1,2 milhão, financiado pelo Fundo Municipal de Patrimônio Cultural de Mariana, em parceria com a Arquidiocese e a Prefeitura.
Segundo a responsável técnica pelo projeto, Deise Lustosa, o restauro revelou um estado de conservação mais crítico do que o previsto. “Quando foram desmontadas na Espanha, verificaram que a condição era muito pior. Havia perdas e ataque de cupins em peças muito antigas. Elas foram substituídas por novas, também em carvalho-seco”, afirmou.
Leia também:
- Caminhão atinge pedestres e deixa um morto e dois feridos em Ouro Preto
- Lafaiete pode ter mais de 100 imóveis desapropriados para duplicação da BR-040
O padre Geraldo Buziani, reitor da Catedral, destacou a importância do momento. “É uma grande alegria, temos agora a possibilidade de continuar a montagem do órgão Arp Schnitger para ele voltar às suas funções litúrgicas e culturais com os concertos”, disse. O próximo passo será a chegada do organeiro Fréderic Desmottes, que ficará responsável pela montagem e afinação.
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), também comemorou o avanço da restauração. “Depois de 10 anos, o nosso órgão vai voltar a soar novamente. Acreditamos que o retorno do órgão Arp Schnitger vai potencializar o turismo religioso e cultural, fortalecendo Mariana como referência no ICMS Cultural em Minas Gerais”, afirmou.
A expectativa é que o órgão Arp Schnitger volte a ser ouvido oficialmente em 8 de dezembro, integrando as celebrações do aniversário da Arquidiocese e reafirmando o compromisso da cidade com a preservação do patrimônio histórico e cultural.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
