A Prefeitura de Mariana anunciou a conclusão da obra de acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Pedro, 11 meses após a inauguração da unidade. A via, que estava inacabada, recebeu sinalizações horizontais e verticais, placas de orientação e uma câmera de monitoramento para controle do fluxo de veículos.
A UPA Mariana foi inaugurada em dezembro de 2024, no final da gestão do ex-prefeito Celso Cota, após mais de dez anos de obras. O complexo de saúde, porém, foi entregue sem que os acessos para veículos fossem concluídos.
O acesso à UPA é exclusivo para veículos de emergência, como ambulâncias e carros de resgate, medida que visa garantir agilidade nos atendimentos e evitar congestionamentos. Já os veículos com destino ao bairro São Pedro devem utilizar a terceira via, próxima à rotatória de entrada da cidade.
Leia também:
- Em Ouro Preto, República Aquarius renova Selo Carbono Reduzido CO2
- Raimundo Horta, ex-vereador de Mariana, morre aos 72 anos
Além da via exclusiva, foram executadas obras complementares, como passeios, rampas e faixas de travessia, garantindo acessibilidade e maior segurança a pedestres. A intervenção também contemplou a sinalização do acesso ao bairro São Pedro, que havia sido deixada incompleta antes da atual gestão.
O prefeito Juliano Duarte (PSB) destacou a importância da entrega e explicou o funcionamento do novo sistema de acesso:
“Quando assumimos o mandato, o acesso da UPA Mariana não estava concluído. Entregamos essa obra de acessibilidade, não só para a UPA, mas também para o bairro São Pedro. Esse acesso é exclusivo para veículos de emergência, e há uma câmera de monitoramento para fiscalização.”
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
