Advogado do Espírito Santo tem OAB suspensa por captação irregular no Caso Mariana

Advogado do Espírito Santo tem OAB suspensa por captação irregular no Caso Mariana

Um advogado do estado do Espírito Santo teve o seu exercício da profissão suspenso pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo período de um ano, a contar da última quinta-feira (13). A decisão se deu após a instituição identificar suspeita de captação irregular de clientes no Caso Mariana na Inglaterra. 

O profissional apresentava-se como colaborador do escritório britânico Pogust Goodhead, responsável por mover a ação contra a BHP, uma das controladoras da Samarco. As informações foram divulgadas pelo jornal A Gazeta

 A OAB-ES enviou um ofício para o Tribunal de Justiça do Espírito Santo pedindo a suspensão de José Marques Pereira. Segundo o jornal, contra ele foi movido um  processo administrativo que identificou que o advogado dizia ser funcionário do escritório britânico. 

Advogado do Espírito Santo tem OAB suspensa por captação irregular no Caso Mariana
José Marques Pereira aparece como situação suspensa pela OAB-ES. (Reprodução)

Leia também:

Uma matéria do jornal O Globo, do final do ano passado, aponta que, com o intuito de coagir os atingidos, o suspeito compartilhava vídeos em que supostamente tenta convencer a população afetada pelo rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, a não assinar o acordo homologado. 

José Marques foi informado sobre a suspensão pelo jornal A Gazeta. Para a reportagem, ele firmou que o conteúdo publicado por ele tinha “caráter informativo”. Ele ainda disse que não teve acesso ao processo que culminou em sua suspensão cautelar na OAB-ES.

“Isso se trata de uma guerra política entre as empresas envolvidas nesse caso. O que tenho feito é lutar pelo direito das pessoas afetadas pela tragédia (Mariana)”, disse José para a publicação. 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment