O programa Jovens de Ouro 2.0, voltado para a inclusão e qualificação profissional de jovens de Ouro Preto, será tema do evento ‘Café com Jovens’, que acontecerá em duas edições: no dia 19 de novembro, às 14h, na ACEOP (Rua São José, 132, Centro) e no dia 21 de novembro, às 14h, na Casa da Juventude de Cachoeira do Campo (Praça Felipe dos Santos, s/n).
Durante os encontros, será apresentada a Lei da Aprendizagem, que incentiva o desenvolvimento de futuros profissionais, destacando como ela pode contribuir para o fortalecimento da economia local. Além disso, os organizadores detalharão as características do programa, que disponibiliza 200 vagas para jovens de 14 a 24 anos, residentes no município há pelo menos 12 meses.
Leia também:
- ‘Para que nunca se esqueça’: atingidos pela Barragem de Fundão realizam ato em Bento Rodrigues
- Câmera registra assalto à mão armada em Itabirito; veja
O programa já capacitou 255 jovens em suas edições anteriores, promovendo impacto direto na vida dos participantes. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social de Ouro Preto, o objetivo principal é facilitar o acesso ao primeiro emprego, muitas vezes dificultado pela falta de experiência.
“O projeto Jovens de Ouro visa justamente isso: inserir o jovem no mercado de trabalho, capacitando-o. Com o novo edital aberto, basta seguir o passo a passo na página da prefeitura para se inscrever, passar pela seleção e, em seguida, aguardar a publicação da lista dos aprovados no Diário Oficial”, destacou o secretário em entrevista ao Jornal Geraes no início do ano.
Critérios para participação no Jovens de Ouro 2.0 em Ouro Preto:
- Idade entre 14 e 24 anos;
- Inserção no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal;
- Residência em Ouro Preto há pelo menos 12 meses;
- Estar matriculado na rede pública de ensino ou em escola privada com bolsa integral (para jovens de 14 a 18 anos);
- Disponibilidade de 10 horas semanais para dedicação ao programa;
- Comprovante atual de matrícula e frequência regular para jovens entre 14 e 18 anos.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.