Câmara de Mariana discute atuação da CEMIG e cobra respostas

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A Câmara de Mariana discute atuação da CEMIG após a apresentação de dois requerimentos na 21ª Reunião Ordinária, realizada nesta segunda-feira (23). Os documentos solicitam esclarecimentos da Companhia Energética de Minas Gerais sobre o possível fechamento do polo de atendimento no município e sobre as práticas adotadas para leitura de consumo de energia nos distritos.

O Requerimento nº 103/2025, de autoria do vereador Ronaldo Bento, pede a presença de representantes da CEMIG, da Secretaria de Governo, da Secretaria de Obras e do interlocutor da Prefeitura, Amarildo, em uma reunião na Câmara. O objetivo é esclarecer informações que circulam no município sobre o possível encerramento das atividades do polo da CEMIG em Mariana.

Na justificativa, Ronaldo Bento destacou que o fechamento do polo preocupa os moradores que dependem do atendimento local. “Recebemos nesses últimos dias algumas pessoas solicitando apoio dos vereadores para que possamos, junto ao Governo do Estado, solicitar a permanência desse polo da CEMIG aqui em Mariana. Sabemos que esse polo tem trazido aos nossos moradores alguns percalços, principalmente com mudanças constantes de endereço. Tivemos informação de que vai fechar esse polo, o que agrava também a situação dos moradores dos distritos, que já enfrentam dificuldades com o sistema implantado para envio de leitura por telefone”, afirmou.

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O Requerimento nº 107/2025, de autoria do vereador Samuel de Padre Viegas, solicita que um representante da CEMIG compareça à Câmara para prestar esclarecimentos sobre a prática de leitura do consumo de energia nos distritos. Moradores relataram dificuldades com a exigência de envio de fotos dos medidores por meio digital, o que, segundo o vereador, tem gerado transtornos, especialmente para quem não possui acesso à internet ou smartphones.

“Recebemos pessoas da comunidade de Goiabeiras, Margarida Viana, Cristais, Machadinho, relatando essa dificuldade que a CEMIG está implementando, de o próprio usuário tirar foto da leitura do relógio e mandar pelo WhatsApp. Sempre houve um responsável da CEMIG que fazia a leitura presencial, e agora muitas pessoas não têm celular, e não aceitam que mande só o número, tem que ser foto. Estamos pedindo explicação porque até agora não conseguimos retorno da gerência da CEMIG em Mariana”, disse Samuel de Padre Viegas.

O vereador Ítalo de Majelinha também se manifestou, acrescentando relatos sobre quedas e picos de energia em bairros de Mariana, como o Rosário. “A gente paga a energia mais cara do Brasil e não tem o retorno da empresa. No bairro Rosário quase todo dia tem pico de energia no fim da tarde, e aí a pessoa perde o eletrodoméstico e enfrenta uma burocracia enorme para tentar ser ressarcida. Muitas respostas a CEMIG está devendo, tanto sobre essa questão dos distritos quanto sobre a qualidade do serviço prestado aqui na cidade”, declarou.

A Câmara aprovou os dois requerimentos. A expectativa é que a CEMIG envie representantes para prestar esclarecimentos sobre as demandas levantadas pelos vereadores e pela população.

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