“Cidadania na Prática” promove integração entre estudantes e o Legislativo de Ouro Preto

"Cidadania na Prática" promove integração entre estudantes e o Legislativo de Ouro Preto

Na última sexta-feira (4), a Câmara Municipal de Ouro Preto recebeu os alunos da Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, mais conhecida como Escola da Barra, para mais uma edição do projeto “Cidadania na Prática, a Câmara é Nossa!”. A iniciativa é promovida pelo vereador Matheus Pacheco (PV) e tem o objetivo de aproximar estudantes das escolas públicas e privadas do município ao funcionamento do poder legislativo e à história da cidade.

O programa é realizado em parceria com a Casa do Professor, da Secretaria Municipal de Educação, e propõe a visita de turmas do 9º ano das redes municipal, estadual e particular de ensino à sede do legislativo. Além de conhecerem o espaço físico da Câmara, os alunos têm contato com temas relacionados à cidadania, participação política e atuação do poder público.

Segundo o vereador Matheus Pacheco, a proposta é envolver todas as escolas que ofertam o 9º ano em Ouro Preto. “Então, alunos dos nonos anos das escolas municipais, estaduais e também do Instituto Federal, a PAI, todo mundo que tem nono ano em Ouro Preto vai poder vir aqui na Câmara com as suas turmas”, explicou. Ele destacou ainda que os estudantes refletem sobre como as decisões do poder executivo influenciam diretamente a vida da população e o desenvolvimento da cidade.

Além da visita, cada escola participante recebe um relatório de atividades e os alunos são convidados a escrever uma redação sobre a experiência vivida. Ao final do ano, os melhores textos serão premiados, criando um incentivo adicional à participação estudantil. “Essa é uma forma de incentivar os nossos jovens a participarem da vida pública do nosso município, para que eles possam entender ainda mais sobre a importância do Poder Legislativo e, principalmente, da história da nossa cidade”, afirmou Matheus.

Leia também:

A secretária de Educação de Ouro Preto, Débora Etrusco, ressaltou que o programa também fortalece o sentimento de pertencimento dos estudantes. “Ele vem trazer para os alunos um sentimento de pertencimento, não só da cidade, não só do patrimônio, como o pertencimento do cidadão, do adolescente que é sujeito e que participa da vida da cidade”, destacou. Ela também apontou o alinhamento do projeto com o programa Ouro Preto Meu Lugar, da Secretaria de Educação, que trabalha questões relacionadas à cidadania e ao reconhecimento do patrimônio histórico e cultural.

Débora também enxerga a iniciativa como uma oportunidade de romper as barreiras físicas e simbólicas da escola, promovendo uma educação que ultrapassa os muros da sala de aula. “Esse programa Cidadania na Prática, ele tem uma outra coisa que eu acho muito importante que é fazer a quebra simbônica dos muros da escola, é a escola que sai do espaço sala de aula, pátio, cantina e vem para o espaço da cidade”, afirmou.

Com visitas programadas ao longo de todo o ano letivo, o projeto já contou com a participação de alunos da Escola Aleijadinho (Salto) e da Escola Padre Carmélio. A expectativa é que todos os estudantes do 9º ano da cidade tenham a oportunidade de participar. “Através dessa ferramenta que nós criamos aqui na Câmara, é uma porta de entrada muito interessante e efetiva para que os jovens possam participar da política”, concluiu Matheus Pacheco.

A experiência tem se mostrado transformadora, estimulando a construção de uma juventude mais consciente, participativa e conectada ao presente e ao futuro de Ouro Preto.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to ““Cidadania na Prática” promove integração entre estudantes e o Legislativo de Ouro Preto”

  1. […] "Cidadania na Prática" promove integração entre estudantes e o Legislativo de Ouro Pre… […]

Leave a Comment