Foto: Janine Xavier
O Clube Osquindô promoveu o projeto “Hip-Hop na Passagem”, que aproxima estudantes a cultura hip-hop e transforma escola em espaço de criação, crítica e expressão. O evento é uma parceria com a Escola Estadual Coronel Benjamim Guimarães, em Passagem de Mariana.
A iniciativa promove oficinas com foco nos cinco elementos fundamentais da cultura hip-hop: o graffiti, o break, o MC, o DJ e o conhecimento. A proposta utiliza esses elementos como ferramentas pedagógicas para estimular a expressão artística, o pensamento crítico, o protagonismo da juventude e a valorização das vivências individuais e coletivas dos estudantes.
Leia também:
Segundo Matheus Morais, um dos coordenadores do projeto, a ideia surgiu a partir de uma experiência anterior:
“O projeto nasceu ano passado com Novembro Negro, voltado para os cinco elementos do hip-hop. Aquela ação serviu de piloto para a criação do Hip-Hop na Passagem”, explica.
Hoje, o projeto atende cerca de 35 alunos do 1º ano do Ensino Médio e 15 alunos do 6º ano integral do Ensino Fundamental II da instituição. “O projeto é muito importante para os meninos e meninas. A gente troca ideias sobre tudo, apresentamos os elementos do hip-hop para eles. Tem sido interessante acompanhar esse processo, principalmente no desenvolvimento da autoestima dos alunos”, completa.
O fortalecimento de laços de coletividade também estão no escopo do projeto: “Queremos conscientizar os meninos, trazer informações, ampliar as perspectivas sobre o futuro”, conclui Matheus Morais.
As atividades acontecem na Escola Estadual Coronel Benjamin Guimarães e também na sede da Osquindoteca, rua Eugênio E. Rapallo, 625, em Passagem de Mariana.
Com início em março e previsão de encerramento em novembro, o projeto se desenvolve ao longo de 28 encontros distribuídos em 7 meses de trabalho contínuo. As ações incluem oficinas práticas, rodas de conversa e produção colaborativa.
A realização do projeto Hip-Hop na Passagem, parte das ações do projeto Observatório Jovem, conta com uma equipe dedicada e diversa. A produção cultural é assinada por Débora Guimarães e Gisele Alves; a comunicação é conduzida por Mirian dos Santos e Janine Xavier; e as ações educativas são coordenadas pelos arte-educadores da Osquindoteca.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Clube Osquindô promove "Projeto Hip-Hop na Passagem" […]