Na madrugada de sexta-feira (14), uma jovem de Mariana, foi vítima de agressão física em um caso de transfobia e violência contra LGBTQIAP+ na cidade. O caso ocorreu nas proximidades de sua residência, após sua saída de uma festa no bar Sagarana.
Segundo relato publicado pela própria vítima, Inaiê, nas redes sociais, ela voltava para casa quando decidiu entrar em um bar para comprar uma cerveja. Ao sair do estabelecimento em Mariana, foi alvo de transfobia por parte de um homem de camisa vermelha. Em seguida, ao virar de costas para sair do local, teve seu cabelo puxado e foi derrubada ao chão, sendo agredida por um grupo de cinco a seis pessoas.
Leia também:
- MM Folia anima o Museu de Mariana com pré-carnaval e tradição
- Prefeitura de Mariana inicia obras na Rua Hélvio Morais
Um casal interveio e ajudou a jovem a atravessar a rua, mas os agressores retornaram e a atacaram novamente, levando seu celular e exigindo a senha do aparelho. Tentando escapar, ela correu, mas caiu e foi alcançada pelo grupo, que continuou as agressões. Durante todo o ataque, a vítima também ouviu insultos transfóbicos.
A violência só cessou quando uma viatura da polícia chegou ao local. De acordo com nota divulgada pela Prefeitura de Mariana, a Guarda Civil identificou a agressão por meio do sistema de monitoramento 24 horas e agiu rapidamente. Três suspeitos foram presos, e um segue foragido.
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Setor de Promoção à Diversidade, repudiou o ocorrido e afirmou que está prestando apoio à vítima. Em nota oficial, o município reafirmou seu compromisso no combate à discriminação e destacou que a transfobia é crime e não será tolerada.
A jovem também busca contato com o casal que a ajudou, para que possam testemunhar no processo. Em sua publicação, ela ressaltou a importância da justiça para evitar que outras pessoas trans passem pela mesma situação.
O caso segue sob investigação.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.

[…] Crime: Jovem é vítima de transfobia em Mariana […]
[…] Crime: Jovem é vítima de transfobia em Mariana […]
[…] Crime: Jovem é vítima de transfobia em Mariana […]