Em Minas, atrativos naturais e ecoturismo ganham destaque

De acordo com um levantamento feito recentemente pelo Ministério do Turismo, os destinos de ecoturismo e natureza estão entre os preferidos dos turistas que visitam Minas Gerais.

Segundo a pesquisa, o turismo sustentável aparece entre os destinos preferidos para 16% dos brasileiros. As praias ficam no topo da lista, sendo a escolha de 35% da população, seguida dos locais de belezas naturais, umas das riquezas de Minas Gerais. Já as atrações culturais ou históricas e as atividades que envolvem saúde e bem-estar obtiveram apenas 7% da preferência dos brasileiros.

Apesar da preferência nacional por regiões praianas, os destinos mineiros consolidaram sua liderança no turismo do país em 2024. Com um crescimento de 100% acima da média nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais apresenta diversos produtos turísticos que atraem milhares de visitantes e reafirmam o setor como fundamental no desenvolvimento econômico, respondendo por quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Ao todo, mais de 32 milhões de turistas visitaram Minas em 2024.

“Por meio do programa Check-in Turismo, buscamos estruturar, mapear e qualificar novos produtos e experiências para Minas Gerais. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões, gerando maior concentração de turistas em todo o estado e novas possibilidades de negócios. Contamos com uma variedade de destinos que aliam natureza, turismo de aventura e culinária local, mostrando ao mundo o que Minas Gerais tem de melhor”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Em parceria com a Secretaria de Estado, Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), a instituição também desenvolveu diversos destinos com o intuito de fortalecer a atividade turística no estado, a partir da ampliação da oferta de produtos com potencial para atrair mais visitantes, impulsionando a geração de emprego e renda no estado. Ao lado do Governo de Minas, o planejamento prevê a promoção de 16 rotas turísticas até 2026.

Leia também:

Em Minas Gerais, muitos destinos são conhecidos por valorizar as belezas naturais e as experiências de saúde e bem estar, como: a Rota Bahia-Minas, Serra da Canastra, Cordilheira do Espinhaço, Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Serra do Cipó, Circuito das Águas, e muito mais!

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Em Minas, atrativos naturais e ecoturismo ganham destaque”

Leave a Comment