Seguindo a Lei Federal nº 15.100/2025, o Governo de Minas implementou as novas instruções sobre o uso de celulares nas escolas. De acordo com a nova lei, o uso de dispositivos está proibido em salas de aulas, intervalos e recreios.
As restrições serão aplicadas de forma diferente, de acordo com a faixa etária dos estudantes. No Ensino Fundamental I, os estudantes não poderão trazer celulares para a escola. Para os anos finais do Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, o uso será restrito a contextos específicos pedagógicos planejados pelos professores.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, comentou sobre a importância da medida, “o objetivo dessas novas orientações é garantir que nossos estudantes tenham um ambiente propício à concentração, convivência e acesso a práticas pedagógicas que realmente impactem sua formação”.
De acordo com o divulgado pela Agência Minas, a legislação permitirá o uso de celulares para fins pedagógicos, com autorização do docente, e em casos como acessibilidade, saúde e inclusão. Para isso, a SEE/MG disponibiliza plataformas educacionais como Elefante Letrado, Enem MG, Britannica Education e Google for Education, que serão liberadas para uso.
Leia também:
A partir disso, as expectativas são de melhorias no processo de aprendizado, ao proporcionar um ambiente escolar sem distrações.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, ressalta a importância do apoio familiar, “é fundamental que as famílias compreendam e apoiem essa mudança para prevenir os prejuízos à saúde mental e garantir o desenvolvimento dos estudantes”.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.