A Escola Estadual José Leandro, localizada no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, será contemplada com a construção de uma quadra coberta. A iniciativa será possível graças à doação de um terreno por parte da Prefeitura de Ouro Preto.
O pedido foi feito pela superintendente Regional de Ensino, Regiane Teixeira, e prontamente atendido pelo prefeito Angelo Oswaldo, que reconheceu a importância da obra para a comunidade escolar. A assinatura do termo de doação foi realizada nesta segunda-feira (12).
+Instituto Habitat denuncia crime ambiental em cachoeira de Mariana
+Casal acusado de praticar racismo e homofobia é preso em Ouro Preto

Santa Rita de Ouro Preto
O distrito de Santa Rita de Ouro Preto é sempre lembrado por sua tradição no artesanato e na fabricação de produtos em pedra-sabão, além da religiosidade da população, muito devota a Santa Rita de Cássia.
A localidade, que fica cerca de 30 km de Ouro Preto, surgiu ainda no século XVIII, nos primeiros anos da década de 1700, com a bandeira de Martinho de Vasconcelos, que estava em busca do ouro às margens do Ribeirão Falcão, mas encontrou no local a pedra esteatita, conhecida como pedra-sabão.
A devoção à Santa Rita de Cássia, trazida pelos bandeirantes, deu nome ao lugarejo, posteriormente chamado de Santa Rita de Ouro Preto, quando foi elevado a distrito, em 1938. Assim, o festejo mais importante do distrito é a festa da padroeira Santa Rita de Cássia, celebrada em 22 de maio com novena, alvorada, missa solene, levantamento de mastro, procissão, barracas com comidas e bebidas, além de shows. Há também desfile com carros alegóricos, nos quais há encenações de fatos importantes na vida da santa.
A venda da pedra-sabão para indústrias foi impulsionada a partir da década de 1970, já que a pedra pode ser utilizada como matéria-prima para produção de talco, azulejos, tintas e pneus. Nesse mesmo período, o trabalho artesanal e a fabricação de panelas também teve ascensão, transformando-se na principal atividade econômica do distrito, com vendas para várias cidades da região.
Atualmente, esse trabalho com a pedra-sabão pode ser apreciado no distrito, com visitas às fábricas e aos ateliês dos artistas, que produzem peças variadas, como vasos, tabuleiros de jogos, panelas, porta-retratos, porta-joias, mandalas, souvenirs, entre outros objetos de decoração. Essas peças também podem ser apreciadas na sede, em Ouro Preto, nas lojas de artesanato e, principalmente, na Feira de Pedra-sabão, no Largo de Coimbra.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.