Em Congonhas, as esculturas feitas por Aleijadinho ganharam vida graças à tecnologia de inteligência artificial. No novo videoclipe do músico e compositor Marcelo Heidenreich, as 12 esculturas em pedra-sabão dos Profetas e as 64 esculturas em madeira cedro rosa, das capelas dos Passos, que retratam as cenas da Paixão de Cristo, se tornaram animadas.
As obras, que são símbolos do barroco mineiro e reconhecidas como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO desde 1985, ganharam uma nova perspectiva com cenas da Paixão de Cristo esculpidas pelo mestre sendo animadas por inteligência artificial, resultando em uma fusão emocionante entre o passado e o presente.
Leia também:
A música escolhida no videoclipe é uma composição de Gustavo Procópio e Marcelo Heidenreich, criada em 2014 e gravada em 2022. A obra foi realizada com a colaboração do grupo “Força Vocalis”, também de Congonhas, e de outros músicos.
A música Estátuas Móveis marca a trajetória dos artistas e momentos marcantes de suas vidas. Gustavo Procópio (1993-2021), artista, músico e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), foi um dos grandes nomes da cena cultural local até sua prematura morte em 2021, vítima da Covid-19. Sua trajetória se entrelaça com a de Marcelo Heidenreich desde a infância, quando ambos se conheceram na escola e começaram a compartilhar uma paixão pela música e pela arte.
O videoclipe, que mistura a arte do barroco mineiro e inovação tecnológica, está disponível no Youtube e promete gerar uma nova reflexão sobre a cultura mineira, além de destacar o potencial da inteligência artificial nas artes. Ao mesmo tempo, é uma homenagem a Gustavo Procópio, que, apesar de sua partida precoce, segue vivo na memória de seus amigos, admiradores e em sua música.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Esculturas de Aleijadinho ganham vida em videoclipe graças a Inteligência Artificial […]