Um minidocumentário e uma exposição serão exibidos no próximo dia 04 de abril, na 28ª edição da Festa Cultural da Goiaba, em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto. Idealizado pela diretora Milena Gomes, o filme conta um pouco sobre a tradição centenária de produção do doce e o envolvimento de crianças de 7 a 15 anos nesse fazer.
É importante destacar que o modo de fazer goiaba do distrito ouro-pretano é tombado como patrimônio imaterial do município e atrai, ano a ano, milhares de turistas para conhecer as delícias servidas na Festa da Goiaba (Abril) e do Divino Espírito Santo (Agosto).
A produção, tanto do filme quanto da exposição, é apoiada pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio do FUNPATRI – Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.

Nesse sentido, o site oficial do executivo municipal destaca que o objetivo do minidoc é produzir um produto videográfico para contribuir com a preservação da história e memória da produção do doce local. O envolvimento das crianças e adolescentes no filme visa aproximar todas as gerações na produção do doce e de sua história, para que sejam guardiões da tradição.
Leia também:
- Máfia Azul cobra definição sobre jogos do Cruzeiro Futsal em Mariana
- Câmara de Ouro Preto aprova projeto de acessibilidade sonora
Antes do início das gravações, o cineasta Ben Hur, criador da Mostra de Cinema Preto Periférico e prolífico produtor cultural, e a diretora Milena, ministraram oficinas para os mais jovens, promovendo a introdução à sétima arte.
“Foi uma delícia montar a equipe com as crianças, desde os roteiristas até os personagens, cinegrafistas e editores. A participação deles vai tornar o filme extremamente inventivo”, comemora Milena.
A exposição, por sua vez, demonstra através de desenho, pintura, escultura, gravura, artesanato, textos e objetos necessários para a produção dos modos de se fazer o doce artesanal.. “A feitura artesanal da Goiabada Cascão e de outros doces em nosso Distrito é Patrimônio Imaterial de Ouro Preto e nós acreditamos que além da festa, outras ações são extremamente importantes para a salvaguarda da tradição doceira em São Bartolomeu”, afirma Eduardo Luiz Fortes, presidente da associação dos doceiros.
Com informações da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.