Na noite da sexta-feira (09), Mariana perdeu Terezinha Ramos, a primeira e única mulher a governar a prefeitura da cidade. Aos 82 anos, Terezinha estava internada desde 30 de julho, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O velório ocorre no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães, na rua Getúlio Vargas, nº 110.
Terezinha formou casal com um dos políticos que governaram a Primaz de Minas por mais tempo: João Ramos. Em 2008, o político buscava retomar a chefia do executivo na cidade, quando foi assassinado a mando de um outro candidato. Herdando capital político, Terezinha concorreu e ficou em segundo no pleito daquele ano. Com tudo, a chapa vencedora foi impugnada em 2011 e ela assumiu, governando a cidade até o final do mandato. Desde então, seguia participando de reuniões políticas decisivas para Mariana.
Leia também:
- Museu da Inconfidência comemora 80 anos neste domingo
- Residência artística Corpos em Ação das Águas convida para segunda edição no final de agosto
Seu mandato foi marcado por idas e vindas. Em 2011, sua gestão enfrentou um processo eleitoral que resultou em sua cassação. Durante seu afastamento, os presidentes da Câmara, Raimundo Horta e Geraldo Sales, assumiram temporariamente o poder executivo. No entanto, Terezinha conseguiu reconquistar o cargo após apresentar recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que considerou precipitada a decisão de afastá-la.
A recondução ao cargo trouxe grandes desafios. Terezinha enfrentou ameaças e precisou de escolta policial durante sua posse, além de perder gradativamente o apoio político, inclusive de seu vice-prefeito. Com forte oposição na Câmara, onde 8 dos 10 vereadores se posicionavam contra ela, Terezinha acabou sofrendo um processo de impeachment em fevereiro de 2012, sob a acusação de uso de recursos públicos para fins privados. Roberto Rodrigues, seu vice, assumiu o cargo até o final do mandato, em dezembro de 2012.
Hoje, Roberto Rodrigues, seu vice, tenta se eleger no pleito de 2024, pelo PL.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.