A Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto anunciou que na virada do ano na cidade, ocorrerá o tradicional disparo do show de fogos de artifício. Com o intuito de respeitar os animais e as pessoas com sensibilidade sonora, a celebração não terá estampidos, sendo inclusiva, mas sem perder as cores e as luzes que tornarão o primeiro dia de 2025 ainda mais bonito.
A queima de fogos será realizada a partir das 00h, na tradicional Praça Tiradentes, ponto turístico central da cidade e cartão postal de Minas Gerais.
A decisão de não usar fogos de artifício com estampidos está conformidade com Lei nº 1.337 de 17 de março de 2023, de autoria da vereadora Lilian França (PP), que proíbe o uso e a queima de fogos de artifício e outros artefatos pirotécnicos que causem barulho alto, como estampidos.
Leia também:
- Ataque a tiros na BR-356, em Amarantina, deixa um morto e dois feridos; PM prende suspeitos com submetralhadora
- Previsão indica clima chuvoso nos últimos dias de 2024 na Região dos Inconfidentes
A determinação aplica-se a toda a cidade, tanto em espaços públicos quanto privados, e proíbe especificamente a utilização de fogos de estampido, foguetes, morteiros e baterias, que produzem ruídos intensos.No entanto, fogos de artifício que não produzem som (chamados “fogos de vista”) ainda são permitidos, pois não causam poluição sonora.
Quem descumprir a lei estará sujeito a uma multa, que pode ser dobrada em caso de reincidência. Além disso, a venda de fogos para menores de idade também é proibida, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.