No dia 9 de novembro, acontece a I Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIAP+ de Ouro Preto. O município promove o debate sobre o tema na sede do Centro de Referência e Acolhimento LGBT+ (CRA LGBT+). Os organizadores do evento definiram eixos temáticos que conduzirão a discussão. Em busca de entender a importância desta iniciativa o Jornal Geraes entrevistou Victor Pinto, diretor de Promoção Social do município.
A conferência faz parte da construção nacional de políticas públicas para essa população. Através de eventos realizados nos municípios, os resultados são discutidos nas reuniões estaduais e posteriormente chegam para a um encontro nacional, que reúne as demandas gerais do país. De acordo com o governo federal, o objetivo é elaborar diretrizes para a criação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+ e implementar políticas públicas destinadas ao enfrentamento da discriminação contra esse grupo.
Leia também:
- Zé Leandro desiste de candidatura e indica o vice para a chapa de Duarte Jr em Ouro Preto
- Júlio Pimenta confirma candidatura em Ouro Preto, ainda sem definir vice
OURO PRETO PROMOVE PELA PRIMEIRA VEZ DISCUSSÃO MUNICIPAL SOBRE DIREITOS LGBTQIAP+
Em Ouro Preto, foram definidos os seguintes eixos de discussão:
- Eixo I: Enfrentamento à violência LGBTQIAP+
- Eixo II: Trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIAP+
- Eixo III: Interseccionalidade e internacionalização
- Eixo IV: Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAP+
Em uma declaração para o jornal Geraes, Victor Pinto destaca que etapa municipal acontecerá na Rua Barão de Ouro Branco, número 82, no bairro Antônio Dias. Como um dos organizadores, ele detalha o trabalho de formação da comissão organizadora, envolvendo diversos atores sociais:
“Para a construção da conferência e do regimento interno, vamos montar uma comissão organizadora composta tanto por pessoas que estão dentro da gestão da política LGBT do município quanto dos movimentos sociais. Devemos soltar em breve mais informações sobre a constituição da comissão organizadora”, disse Victor ao Geraes.
Victor ainda destaca que que a conferência nacional deveria ter ocorrido em 2019, mas foi descontinuada em 2018. Sendo assim, há 8 anos atrás aconteceu última edição, chegando há oito anos sem atualizações nas diretrizes.
Durante os próximos meses, o CRA LGBT+ deve atualizar as informações sobre a realização da conferência dos direitos LGBTQIA+ na cidade de Ouro Preto.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.