A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disponibilizou, a partir da última terça-feira (20), uma modalidade online de registro para denúncias em casos de pichação. O cidadão pode realizar a solicitação de ocorrência no site da Delegacia Virtual, clicando na sessão de pichação.
Os registros de ocorrências online podem ser feitos desde 2014, e tem ocasionado uma diminuição nas denúncias presenciais na Polícia Militar, o que resulta em um atendimento rápido, prático e melhor desenvolvido. Atualmente, é possível realizar virtualmente registros para os seguintes atos: acidente de trânsito sem vítima; perda de documentos e objetos; desaparecimento de pessoa; localização de desaparecido; localização de desconhecido; dano simples; furto; ameaça; vias de fato/lesão corporal; descumprimento de medida protetiva
“Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano” se configura como crime no artigo 65º da Lei 9.605/98, Lei dos Crimes Ambientais. A previsão da pena para o caso é de multa e detenção de três meses a um ano.
+Reinaldo critica atos antidemocráticos contra vitória de Lula: “Um absurdo”
Coordenador de Sistemas da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), o delegado Breno Azevedo de Carvalho exaltou a novidade e listou algumas consequências positivas.
“A inclusão da alternativa de registro de pichação ao sistema da Delegacia Digital possibilitará a otimização do mapeamento dos casos de pichação e, consequentemente, a identificação de grupos organizados envolvidos nessa prática delituosa, já que acreditamos tratar-se de um tipo de crime com subnotificação considerável”, destacou o delegado.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] População pode registrar casos de pichação de forma online na Polícia Civil […]