A República Xeque Mate, de Ouro Preto, realizará o 1º Campeonato Renzo de Xadrez no próximo domingo (22). O evento, que homenageia um dos fundadores da república, falecido recentemente, recebe inscrições até a próxima quinta-feira (19), através do número (31) 9 8782-0363.
“Este evento é uma homenagem especial em memória de um dos fundadores da @repxequemateop, que nos deixou há poucos meses. Sua dedicação e paixão foram fundamentais para o crescimento e sucesso da nossa república. Hoje, nos reunimos não apenas para celebrar o esporte, mas também para honrar o legado de quem tanto fez por nós. Sua ausência é sentida, mas suas contribuições continuarão vivas em cada jogada, em cada conquista. Este torneio é um tributo a ele, com o carinho e respeito de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”, declarou Samir Gomes, morador da república e um dos idealizadores do campeonato de Xadrez.
O valor da inscrição é de R$ 10,00, e todo o dinheiro arrecadado será revertido para a premiação dos dois primeiros colocados. O primeiro lugar receberá 65% do valor total das inscrições, enquanto o segundo colocado ficará com 35%. O árbitro do torneio será Wagner Terenzi.
Regras do Campeonato Renzo de Xadrez em Ouro Preto
Critérios de Desempate: Caso dois jogadores empatem em pontos, serão aplicados os seguintes critérios, na ordem abaixo:
- Resultado do confronto direto entre os jogadores.
- Maior número de vitórias.
- Somatória dos pontos acumulados no torneio (critério FIDE).
- Sistema Buchholz, que soma os pontos dos adversários enfrentados, excluindo o mais fraco.
- Critério Sonneborn-Berger, que leva em conta a força dos adversários vencidos.
Leia também:
- Ouro Preto: Duarte Júnior tem candidatura deferida pelo TSE
- ‘O que nasce vivo, reverbera’: arte, liberdade e cárcere em Ouro Preto
Empates: Jogadores podem acordar o empate em qualquer momento após o primeiro lance ter sido feito.
Atrasos: Se um jogador atrasar mais de 10 minutos para o início da rodada, perderá automaticamente a partida. Caso chegue durante os 10 minutos, jogará com o tempo restante.
Faltas: Se um jogador faltar a uma rodada, deverá justificar sua ausência ao árbitro. Caso contrário, será excluído do restante da competição.
Celulares: Durante as partidas, celulares devem estar desligados e guardados. Se um celular tocar ou emitir luz, o jogador será advertido; na reincidência, perderá a partida.
Decisões Finais: Qualquer situação não prevista será decidida pela organização do torneio e pelo árbitro, sempre respeitando o regulamento do campeonato.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.