No dia 28 de setembro, quatro alunos e uma professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara foram premiados na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), das Escolas Públicas, de 2023, destacando-se em níveis regionais e nacionais.
A cerimônia, realizada no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, foi coordenada pelo professor Seme Gebara e celebrou os talentos de estudantes e educadores de todo o estado. Os alunos da rede municipal se destacaram, com um deles conquistando medalha de ouro no nível regional e medalha de prata no âmbito nacional.
Além disso, a professora de matemática Kátia de Lima Pinto Almeida, da Escola Municipal Marphiza Magalhães Santos, também foi homenageada pelo destacado desempenho de seus alunos, fruto de sua dedicação e trabalho incansável em sala de aula.
Os prêmios não pararam por aí. Onze estudantes também foram reconhecidos com menções honrosas por seu desempenho na OBMEP 2023, evidenciando o esforço e talento dos jovens santa-barbarenses.
Confira os estudantes de Santa Bárbara premiados:
Premiação Regional:
- João Abílio Barcelos Martins Marques — Colégio Municipal Afonso Pena — Bronze (Nível 1)
- Ana Laura Souza Marques — E.M. Iveta Moreira dos Santos Novais — Bronze (Nível 1)
- Heinz Hermann Sanches — E.M. Marphiza Magalhães Santos — Bronze (Nível 1)
- Antônio de Andrade Mendes — E.M. Marphiza Magalhães Santos — Ouro (Nível 2)
Premiação Nacional:
- Antônio de Andrade Mendes — E.M. Marphiza Magalhães Santos — Prata (Nível 2)
18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a competição contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. A olimpíada também visa a contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.
Leia também:
- Imóvel da Câmara de Ouro Preto deve ser devolvido para a Prefeitura
- Quer tirar sua antena parabólica? Prefeitura de Ouro Preto programa remoção
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.