Por: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz
A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoverá o II Seminário sobre Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora da Região dos Inconfidentes, na quinta-feira, 06 de julho, das 8h às 16h, no auditório da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP – Rua Alvarenga, nº 794, bairro Cabeças, Ouro Preto).
Leia mais: Ouro Preto: moradora denuncia escoamento de água e em caixa d’água no Morro Santana; veja o vídeo
A programação contará com a palestra “O serviço de Acolhimento em Família Acolhedora sob a ótica do Judiciário”, com o juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Sérgio Luiz Kreuz, mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná, especializado pela Universidade Clássica de Lisboa. Ele também é autor do livro “Direito à Convivência Familiar da Criança e do Adolescente: Direitos Fundamentais, Princípios Constitucionais e Alternativas ao Acolhimento Institucional”, e coautor das obras “Dicionário de Direito de Família”, “Acolhimento Familiar: Uma Alternativa ao Direito à Convivência Familiar da Criança e do Adolescente” e “Família Acolhedora: Teoria, Pesquisa e Prática”. É também coordenador do projeto “A.Dot”, do Tribunal de Justiça do Paraná e do “Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes à Adoção”, do TJPR. Além disso, é presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA /PR) e membro do Conselho de Supervisão das Varas da Infância e da Juventude do PR (CONSIJ).
O Seminário contará ainda com a palestra “Desafios e possibilidades do acolhimento de crianças e adolescentes”, com a doutora em psicologia pela PUC-Minas, Fernanda Flaviane, assistente social, diretora da Providens e secretária executiva do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária. Ela também é secretária executiva do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária, além de ser professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Minas. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior, realizando estágio em Paris, França, na Université Cergy-Pontoise. Ela é ainda especialista em violência doméstica pela USP, com graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Fernanda, que foi presidente do CEDCA de Minas Gerais e vice-presidente do CMDCA de Belo Horizonte, tem diversos livros e publicações sobre a temática da violência contra crianças e adolescentes e recebeu a Medalha da Inconfidência Mineira pelos trabalhos sociais desenvolvidos em Minas Gerais.
Os interessados em participar como ouvintes devem realizar inscrição a partir do dia 7 de junho, exclusivamente pelo e-mail familiacolhedora@ouropreto.mg.gov.br, colocando no título da mensagem “Inscrição II Seminário Regional Família Acolhedora” e incluindo nome completo no corpo do e-mail. As vagas são limitadas.
Leia mais: Ouro Preto estuda implantação de sistema prisional que mais ressocializa
Confira a programação completa:
8h00 – Café e boas-vindas
8h30 – Palestra “O serviço de Acolhimento em Família Acolhedora sobre a ótica do Judiciário”, com o juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Sérgio Luiz Kreuz
11h00 – Intervalo para o almoço
13h00- Palestra “Desafios e possibilidades do acolhimento de crianças e adolescentes” com a doutora em psicologia, Fernanda Flaviane.
15h30 – Apresentação musical
16h – Encerramento
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Família Acolhedora Ouro Preto: seminário acontece em julho […]