Barragem da Vale em Ouro Preto entra em situação de alerta após descobrimento de trinca

A barragem de Forquilha V, na Mina de Fábrica em Ouro Preto está em estado de alerta. A decisão se deu após uma equipe técnica da Vale detectar uma fissura e acionar representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), que estiveram no local na última segunda-feira (05). A mineradora já enviou uma nota em que afirma que não há mudança na condição de estabilidade e que já iniciou um plano de ação para conter os danos

A Mina de Fábrica está localizada há quase uma hora de distância da sede de Ouro Preto, no distrito de Miguel Burnier. Apesar de não oferecer riscos para áreas urbanas de Ouro Preto, a situação demanda atenção de toda estrutura da empresa.

Leia também:

De acordo com informações do jornal Sou Notícia, a fissura se estende por mais de 100 metros e tem uma profundidade de cerca de um metro. Por conta disso, a ANM notificou a Vale, solicitando um estudo técnico para estabelecer as reais condições da barragem em Ouro Preto. Esse documento deve ser finalizado até o final da semana.

A Vale afirma em nota que a barragem encontra-se inativa desde 2023 e que monitora as movimentações 24h por dia. Veja a nota na íntegra: “A Vale esclarece que a barragem Forquilha V, localizada na mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG) permanece com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) e Declaração de Conformidade e Operacionalidade (DCO) positivas vigentes e não sofreu alterações nas suas condições de estabilidade. Nesta terça-feira (5/08), a Agência Nacional de Mineração (ANM) vistoriou a estrutura, após a equipe técnica da Vale identificar e comunicar a ocorrência de fissuras, sendo determinado pelo órgão a Situação de Alerta, o que não representa uma situação que altere as condições de estabilidade da barragem. Um plano de ação já está em andamento para diagnóstico e tratamento. A Vale reforça que a barragem Forquilha V não tem influência sobre outras barragens do complexo e não há comunidade e estruturas operacionais na sua Zona de Autossalvamento (ZAS). A estrutura está sem operação desde 2023 e é monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da empresa”.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Barragem da Vale em Ouro Preto entra em situação de alerta após descobrimento de trinca”

  1. […] Barragem da Vale em Ouro Preto entra em situação de alerta após descobrimento de trinca […]

Leave a Comment