Equipe desiste de participar do Campeonato Amador de Ouro Preto

O time Santarritense, do distrito de Santa Rita, decidiu desistir de disputar a edição deste ano do Campeonato Amador de Ouro Preto. A diretoria da equipe apresentou a documentação da desistência nesta quarta-feira (28). O clube enfrentaria o Guarani, no primeiro jogo da competição, que foi cancelado. O time alega não ter condições de montar um elenco para disputar o torneio neste ano.

Além disso, o diretor do time de Santa Rita ainda alegou que uma mudança no regulamento dificultou a formação da equipe. Em nota oficial, a diretoria explicou: “Gostaria de informar a desistência do Santarritense Futebol Clube do Campeonato de Ouro Preto, já que não estamos de acordo com algumas regras impostas nas categorias de base em 2024, onde houve redução para apenas seis jogadores de outra cidade. Tivemos dificuldade enorme na contratação de atletas para a disputa do amador pela situação econômica do time. Parte da receita da base era utilizada no amador.”

Em suma, a diretoria do time do distrito utilizava o dinheiro destinado para a base para conseguir pagar os jogadores para vestir a camisa do clube na competição adulta. Por conta da nova regra limitar a inscrição de jogadores de Ouro Branco, o Santarritense não participou do Campeonato de Base, diminuindo consideravelmente a receita.

Equipe desiste de participar do Campeonato Amador de Ouro Preto
O Guarani de Ouro Preto é o primeiro a folgar.

A saída repentina da tradicional equipe surge na semana do início da competição. No domingo, os times se preparam para mais uma temporada de primeira divisão em Ouro Preto, com jogos na Barra, Aluminas e Rodrigo Silva.

Edir Carlos Inácio, diretor interino do Santarritense, esclareceu a situação ao Jornal Geraes: “Eu tenho uma escolinha de futebol em Ouro Branco e sempre joguei na equipe de Santa Rita. No ano passado, conseguimos disputar com quatro times e usamos o dinheiro da base para contratar jogadores para o amador. Contudo, este ano, as novas regras do regulamento, que limitam a inscrição de jogadores de fora, complicaram nossa participação, pois dependemos desses atletas de Ouro Branco.”

Leia também:

Edir também comentou as dificuldades financeiras enfrentadas pela equipe: “Hoje, os jogadores pedem entre R$ 200 e R$ 300 para disputar o Campeonato Amador de Ouro Preto, o que é incompatível com os recursos que temos. Infelizmente, tivemos que desistir da competição, o que nos deixa em uma situação delicada, podendo até ser rebaixados para a segunda divisão no futuro.”

Resposta da Liga sobre a desistência do Santarritense

A Liga Ouropretana de Futebol (LEO) emitiu uma nota sobre a desistência do Santarritense: “A Liga Esportiva Ouropretana – LEO comunica que o Santarritense Futebol Clube desistiu de participar do campeonato Edição 2024 devido a problemas internos enfrentados pelo clube, já esclarecidos pelo seu presidente. A LEO não tem nenhuma responsabilidade sobre esta decisão.”

Ronaldo da Silva, presidente da LEO, também se pronunciou: “Respeitamos a decisão do Santarritense, mas acreditamos que o problema vai além do financeiro. Há uma falta de organização e planejamento. Muitos clubes enfrentam dificuldades semelhantes, mas conseguem se manter na competição. A tendência de não trazer atletas de fora visa fortalecer a nossa categoria de base. É triste perder uma agremiação tradicional, mas respeitamos as decisões internas dos clubes.”

Como fica o regulamento?

Com a desistência, a chave A, da qual o Santarritense fazia parte, seguirá composta pelos times Sociedade Esportiva Camarões, Itacolomy Futebol Clube, Peñarol Futebol Clube, Rodrigo Silva Futebol Clube, Guarani Futebol Clube e Treze de Maio Esporte Clube. Não haverá alterações na tabela da competição, e o time que enfrentaria o Santarritense terá uma folga. Importante ressaltar que nenhum clube desta chave somará pontos em decorrência da desistência.

O rebaixamento seguirá conforme o regulamento oficial da competição, com duas equipes sendo rebaixadas. Como o Santarritense já está automaticamente na segunda divisão para a edição 2025, apenas uma outra equipe sofrerá o descenso nesta temporada.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment