Nesta quinta-feira (5), um morador de Ouro Preto registrou um lobo-guará assustado pelas redondezas do Morro da Queimada, na sede da cidade. No vídeo, o homem destaca que ele pode estar fugindo das queimadas, que assolam a região há algumas semanas.
O animal foi flagrado em uma região residencial, com muitos habitantes, com certa proximidade ao centro histórico. As imagens mostram o animal correndo os morros, buscando abrigo.
Leia também:
- Grito da Independência com copo na mão! Pagode do Resenha agita Adro das Dores em Ouro Preto
- Poço profundo é única solução para abastecimento em Lavras Novas, diz Saneouro em nota
“Ó, as queimadas estão fazendo o lobo-guará aparecer aqui no Morro da Queimada. Olha para você ver que doideira, gente, um lobo! Que loucura, o lobo-guará, que doideira! Está vindo aqui no Morro da Queimada. Olha aqui, você é louco!”, disse Claudinei Santos ao registrar as imagens do lobo-guará em Ouro Preto.
O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul, tendo como habitat campos abertos, cerrados e áreas de transição de florestas da América do Sul, especialmente no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. Ou seja, bem distante de regiões habitadas por seres humanos.
A região dos Inconfidentes registra uma série de focos de incêndios florestais desde o meio de julho, tendo se intensificado nas últimas duas semanas. Por conta dos efeitos do fogo nas cidades da região, as Prefeituras se mobilizaram no sentido de implementar planejamento de mitigação de danos. Em Ouro Preto, foi criado um gabinete de crise, em Mariana o prefeito decretou estado de emergência e em Itabirito foram cancelados os eventos cívicos do 7 de setembro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] três semanas. Outros avistamentos de animais em áreas urbanas também foram registrados, como um lobo-guará no Morro da Queimada e uma jaguatirica atropelada após tentar escapar de um incêndio. Além de grandes mamíferos, […]