O prefeito Angelo Oswaldo (PV) comentou sobre a 20ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), que terá início nesta quinta-feira (26). O chefe do executivo da Cidade Patrimônio Mundial destacou que a iniciativa começou em seu segundo mandato, em 2005 e valorizou a importância dos realizadores audiovisuais para o município.
“Há exatos 20 anos, eu retornava à prefeitura de Ouro Preto e dei início a essa parceria que hoje é motivo de orgulho para nossa cidade”, afirmou Oswaldo. Em seu quinto e último governo ele celebrou a longevidade e o impacto da CineOP: “Ouro Preto é uma cidade cinematográfica e uma cidade de patrimônio. Celebrar duas décadas da mostra é reafirmar nosso compromisso com a arte e a memória cultural do Brasil.”
Leia também:
- De Nando Reis a Sérgio Mallandro: confira a programação completa do Festival de Inverno de Mariana
- Prefeito de Mariana anuncia show de Maria Gadú no Festival de Inverno
Segundo o prefeito, a CineOP se diferencia por seu foco na preservação dos acervos de filmes nacionais, reconhecendo o cinema como patrimônio, arte e instrumento de educação. “Nós estamos sempre trabalhando na questão do cinema como patrimônio, cinema como arte, cinema como desenvolvimento da educação e da cultura”, reforçou.
Oswaldo ainda destacou uma novidade importante no cenário local: a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) se prepara para abrir um curso de cinema. A iniciativa conta com o apoio do poder municipal. “Estamos solidários à UFOP nessa nova empreitada, que reforça ainda mais o valor da CineOP como catalisadora de desenvolvimento cultural.”
20ª CineOP – cultura e cinema em Ouro Preto

O tema central desse ano é “Preservação: A Alma do Cinema Brasileiro”. Essa edição irá homenagear a atriz Marisa Orth e contará com uma programação gratuita, com um público estimado em mais de 20 mil pessoas.
A programação está estruturada em três temáticas – preservação, história e educação e será realizada na Praça Tiradentes, no Centro de Artes e Convenções e no Cine-Museu da Inconfidência.
Serão exibidos mais de 100 filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, debates, oficinas, sessões cine-Escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejo, shows musicais e atrações artísticas e, ainda, a realização do 20º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XVII Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.