Foto: Mafê Viana
Em Mariana, o Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães recebeu, na última semana, a audiência pública referente ao pacote de concessão rodoviária e duplicação das BRs 356, 262 e 329. O projeto vai impactar mais de 400 mil habitantes, de onze municípios, incluindo Mariana.
Mariana está entre a BR 262 (sentido interior) e 356 (sentido capital), e será diretamente atingida pela concessão e duplicação das vias. Na BR 262, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (SEINFRA) planeja em torno de 6,2 km de duplicação, no trecho entre a sede e o distrito de Padre Viegas.
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Apenas para o município, estão sendo planejados 15,7 km de duplicação, 11,8 km de terceira faixa, 13,8 km de acostamento, 2,5 km em travessia urbana, 6,9 km em correções de curvas, 11 pontos de ônibus e 3 passarelas. A SEINFRA, a partir do contrato de concessão, também propõe a recuperação, manutenção e conservação das vias, para garantir a fluidez e segurança aos motoristas que utilizam as vias.
As obras são uma iniciativa do Governo do Estado, com um investimento estimado em R$5 bilhões e projeta o início das intervenções a partir do terceiro ano de concessão.
Durante a reunião, outro ponto citado foi o sistema tarifário que será implantado no trecho entre Itabirito e Ponte Nova. A tarifa base será de R$11,17, somando ida e volta.
Na apresentação, os integrantes da SEINFRA apresentaram o Desconto de Usuário Frequente, onde motoristas que utilizarem o trecho terão descontos a cada passagem nos pedágios. A partir da 10° passagem, o valor da tarifa será de R$8,47, a partir da 20° passagem pelo trecho, de R$6,24 e, a partir da 30° passagem, de R$4,61. Os valores consideram uma viagem de ida e volta.
E para o trecho que corta o bairro Vila São Vicente, em Passagem de Mariana, está previsto a duplicação e acostamento da via, a correção da curva na altura dos quilômetros 105 e 106, a construção de pontos de ônibus na altura dos quilômetros 106 e 107, além de um retorno na altura do quilômetro 106.
Outras propostas para a cidade são a duplicação e acostamento das vias, construção de uma rótula alongada na altura dos quilômetros 72 e 109, de passarelas nos quilômetros 108,8 e 110,1 e 6 pontos de ônibus nos quilômetros 108, 109 e 110.
Confira o cronograma previsto para a duplicação das BRs 262 e 356:
Ano 1 – 2026 – Recuperação de todo o sistema rodoviário
Ano 2 – 2027 – Início da cobrança de tarifa e licenciamento ambiental
Ano 3 – 2028 – Obras na MG-262 – 16,8 km
Ano 4 – 2029 – Obras na MG-262 – 14,5 km
Ano 5 – 2030 – Desapropriações e desocupações
Ano 6 – 2031 – Obras na BR-356 – 9,1 km
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Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
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