O antigo auditório do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, será transformado em uma sala de cinema. O anúncio oficial será feito neste domingo, 29 de junho, às 21h30, durante a exibição do filme O Capitão Bandeira Contra o Dr. Moura Brasil, que integra a programação da Mostra, pelo diretor do museu, Alex Calheiros.
A nova sala receberá o nome do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, diretor do filme Os Inconfidentes, lançado na década de 1970. A obra é uma versão cinematográfica da Inconfidência Mineira, narrando o movimento desde seu início até o degredo dos inconfidentes e a execução de Tiradentes. “Tendo designado a sala em nome do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, a partir de agora vamos envidar esforços para dotar o espaço para que se transforme numa sala de cinema com equipamentos de ponta”, afirma Alex Calheiros.
A sala, que tem capacidade para 90 pessoas, já acolheu o projeto de extensão da UFOP “Cine Vila Rica” e, neste ano, integrou pela primeira vez a programação da CineOP. O objetivo agora é estruturar o espaço para exibir regularmente filmes com qualidade técnica adequada.
Leia também:
- Marisa Orth é homenageada na CineOP e sugere curso de cinema na UFOP
- Na CineOP, Angelo Oswaldo posa ao lado da deputada federal Jandira Feghali
CineOP
A CineOP, Mostra de Cinema de Ouro Preto, celebra 20 anos de existência em 2025. Até 30 de junho, Ouro Preto se torna palco de acontecimentos no campo da preservação, história e educação ao sediar o único evento realizado no país que trata cinema como patrimônio e traz como tema central a “Preservação: A Alma do Cinema Brasileiro”. Essa edição o evento homenageia a atriz Marisa Orth e conta com uma programação gratuita, com um público estimado em mais de 20 mil pessoas.
A programação está estruturada em três temáticas – preservação, história e educação e será realizada na Praça Tiradentes, no Centro de Artes e Convenções e no Cine-Museu da Inconfidência.
São exibidos mais de 100 filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, debates, oficinas, sessões cine-Escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejo, shows musicais e atrações artísticas e, ainda, a realização do 20º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XVII Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.
Nessa edição, a temática histórica da 20ª CineOP propõe uma reflexão sobre o papel do humor no cinema, com foco na atuação das mulheres, tanto na frente quanto nos bastidores das produções audiovisuais. O humor enquanto linguagem cinematográfica sempre desempenhou papel importante no Brasil, e as mulheres historicamente enfrentaram desafios para se destacarem nesse território, marcado pelo protagonismo masculino.

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.