A empresa responsável pelos serviços de saneamento básico em Ouro Preto, Saneouro, publicou nesta terça-feira (24) uma nota de repúdio contra o que classificou como a “politização da questão da água e do esgotamento sanitário” durante a reta final da campanha eleitoral de 2024. A empresa afirma que o tema está sendo tratado de forma “leviana e irresponsável” por alguns candidatos e ressalta seu compromisso com o saneamento básico, negando qualquer vínculo político.
AS PRINCIPAIS CRÍTICAS À SANEOURO EM OURO PRETO
As principais críticas direcionadas à Saneouro dizem respeito às tarifas cobradas pela água e esgoto, além de relatos de problemas nos serviços prestados em diversas localidades do município. Parte do debate eleitoral também envolve uma cláusula contratual que prevê aumento na tarifa após o início do tratamento de esgoto, fator que tem sido amplamente discutido pelos candidatos.
Desde outubro de 2022, a Saneouro passou a cobrar a água de acordo com o consumo mensal medido. A empresa, que assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto em janeiro de 2020, enfrenta críticas desde o início de suas operações na cidade, inclusive com a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em 2021 para investigar as reclamações e apurar a situação.
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Em sua nota, a Saneouro destacou que já investiu mais de R$ 60 milhões na melhoria e ampliação das estruturas de saneamento da cidade e afirmou que continuará aberta ao diálogo. A empresa reafirma que as tarifas atuais foram estabelecidas pela prefeitura antes de sua entrada no processo de licitação e que está cumprindo um contrato de concessão com o município.
Por fim, a Saneouro concluiu a nota reafirmando seu compromisso com o cumprimento do Marco Legal do Saneamento, com metas a serem alcançadas até 2033, e reforçou que não aceitará que o tema seja utilizado para fins eleitorais.
VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA:
É com enorme indignação que a Saneouro assiste, nesta reta final da campanha eleitoral, à politização da questão da água e do esgotamento sanitário em Ouro Preto. Nos assusta que em pleno 2024, a nove anos do Marco Legal do Saneamento, um assunto tão sério como o saneamento básico seja utilizado de forma tão leviana e irresponsável por candidatos que deveriam estar comprometidos com o bem-estar da população da cidade que almejam governar.
A Saneouro foi criada única e exclusivamente para investir e cuidar dos serviços de saneamento básico de Ouro Preto, na sede e em seus 12 distritos. Não é uma empresa de política e não aceita ser tratada como tal. Seu negócio é o saneamento básico. Não tem sócios políticos. Cumpre, com o máximo respeito, um contrato de concessão com o município.
A empresa pertence a um grupo que oferece serviços de saneamento básico no Brasil há 29 anos, desde 1995, quando a primeira concessão da GS Inima Brasil foi implantada em Ribeirão Preto (SP). O grupo tem, hoje, 17 operações ativas no país, onde atende a uma população de 1,9 milhão de pessoas. É um imenso orgulho que Ouro Preto seja um desses municípios e, por isso, seguirá fazendo seu trabalho por aqui com a seriedade e o compromisso que sempre pautaram suas ações.
A Saneouro estará, como sempre esteve, aberta ao diálogo, ao contraditório e à busca das adequações necessárias para que Ouro Preto cumpra, até 31 de dezembro de 2033, o Marco Legal do Saneamento estipulado pelo governo federal. Mas não aceitará que um tema tão sério e tão sensível seja tratado com objetivos eleitoreiros. Quem sai perdendo com isso é a população de Ouro Preto, que conviveu por décadas com a precariedade quando os assuntos são tratamento de água e esgotamento sanitário.
Esclarecemos que:
1 – Os valores referentes às cobranças dos serviços de esgotamento sanitário são, nacionalmente, calculados tendo como referência a tarifa de água. A porcentagem do valor da tarifa de água a ser cobrada para a coleta e tratamento do esgoto, foram definidos no edital publicado pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto em abril de 2018 e aberto à participação de qualquer empresa interessada na prestação de tais serviços. Os valores foram, portanto, estipulados ANTES que a Saneouro vencesse a licitação e sem nenhuma interferência da empresa. A tarifa é necessária para fazer frente aos investimentos visando aumentar a produção de água de qualidade para todos e implantar os sistemas de tratamento para a sede e para os 11 distritos que ainda não têm esgoto tratado, assim como para custear a complexa operação dos sistemas de saneamento para todas estas localidades.
2 – Quando assumiu a concessão dos serviços de distribuição de água e de esgotamento sanitário de Ouro Preto, em janeiro de 2020, a Saneouro encontrou sistemas completamente sucateados e carentes. Desde então, já investiu mais de R$ 60 milhões na melhoria das estruturas que aqui encontrou e, mais importante, na ampliação de tais estruturas, pois tem por compromisso maior aumentar o acesso da população aos serviços de saneamento básico e, desta maneira, contribuir para a melhoria das condições de saúde e de qualidade de vida dos ouro-pretanos.
3 – Desde 2020, a Saneouro enfrentou situações adversas e independentemente disso, todos os seus profissionais sempre trabalharam com empenho e foco para cumprir os planos de metas e de investimentos, que são acompanhados pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) e pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Sempre que foi chamada à mesa para rever os planos de metas e as necessidades do município, a empresa esteve aberta ao diálogo e ao cumprimento de tais prioridades.
4 – Da mesma maneira, entendedora de que a população é a verdadeira interessada e impactada pelos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, a Saneouro sempre tratou seus clientes com respeito e consideração. Prova disto se exemplifica pela implantação dos serviços gratuitos de caça-vazamentos, pela ampliação irrestrita da tarifa social, que tem o menor preço da região, pela instituição da tarifa filantrópica, que beneficia as principais instituições sociais de acolhimento e saúde de Ouro Preto, e pelos milhares de atendimentos que são realizados todos os meses de
maneira ágil e cortês para satisfazer as mais diversas demandas de seus clientes.
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