Taxa de desemprego no Brasil caiu e alcançou menor índice do trimestre desde 2014

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a taxa de desemprego no Brasil no trimestre encerrado em junho caiu para 6,9%, alcançando o menor resultado para um mesmo período desde 2015. Este índice se torna ainda mais positivo se comparado apenas ao período de três meses que vai até junho, igualando-se aos números de 2014.

O portal Agência Brasil destaca que os números foram anunciados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quarta-feira (31).

Leia também:

No trimestre móvel anterior, fechado em março, a taxa de desemprego estava em 7,9%. Já no segundo trimestre de 2023, o índice era de 8%. A marca atingida em junho é menos da metade do pico da série histórica do IBGE, em março de 2021, quando a taxa alcançou 14,9%, durante o auge da pandemia de Covid-19. A série se inicia em 2012, e o resultado mais baixo já registrado foi de 6,3% em dezembro de 2013.

No trimestre encerrado em junho, o número de pessoas que procuravam trabalho ficou em 7,5 milhões – o menor desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015. Isso representa uma queda de 12,5% no trimestre. Em relação ao mesmo período do ano passado, a redução foi de 12,8%.

A população ocupada renovou mais um recorde, atingindo 101,8 milhões de pessoas. Esse contingente é 1,6% maior que o do trimestre anterior e 3% superior ao do mesmo período do ano passado.

Os dados foram divulgados pela Agência Brasil e reproduzidos pelo jornal Geraes.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment