Vale inicia Programa de Descaracterização na Barragem Xingu

As obras do Programa de Descaracterização da barragem Xingu, localizada na Mina Alegria, em Mariana (MG), estão sendo iniciadas. Essa é uma das 13 estruturas que ainda serão descaracterizadas dentro do Programa. Até o momento, as obras já foram concluídas em 17 estruturas, o que representa 57% do total previsto no programa. 

Na primeira etapa, serão realizadas drenagem superficial, instalação de instrumentos adicionais para monitoramento, obras de proteção ambiental para prosseguimento das atividades da descaracterização, dentre outras atividades. Serão gerados 180 empregos diretos, em que a mão de obra local será priorizada.

Leia também:

As obras de descaracterização em Xingu devem ser concluídas em 2034. Essa é a terceira estrutura a montante do Complexo Mariana a ter as obras iniciadas. As outras são Campo Grande e Doutor.

“Estamos iniciando mais uma obra importante, e seguimos com avanços consistentes no nosso Programa. É um passo fundamental para a segurança da comunidade, e uma oportunidade de impacto social positivo com a geração de empregos na região”, avalia a Diretora de Descaracterização da Vale, Adriana Bandeira.

A estrutura é monitorada continuamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio de instrumentação instalada no local e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). e recebe inspeções regulares de equipes internas e externas.  

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Vale inicia Programa de Descaracterização na Barragem Xingu”

  1. […] Vale inicia Programa de Descaracterização na Barragem Xingu […]

Leave a Comment