Ouro Preto é o primeiro município mineiro a conquistar ZAP

Ouro Preto se tornou o primeiro município de Minas Gerais a conquistar o estudo de Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) aprovado pelo Comitê Gestor de Minas Gerais. O instrumento é uma importante ferramenta para a ampliação do desenvolvimento agropecuário, adequação ambiental e sustentabilidade de bacias hidrográficas e foi conquistado em 27 de maio, em Belo Horizonte.

O ZAP em Ouro Preto abrange onze sub-bacias hidrográficas: Alto Ribeirão Mata Porcos, Alto Ribeirão Soledade, Alto Rio das Velhas, Alto Rio do Carmo, Alto Rio Gualaxo do Norte, Alto Rio Piracicaba, córrego Pires Velhos, córrego Água Santa, rio Macaquinhos, rio Mainart e o ribeirão Manja Léguas. 

Leia também:

Instituído pelo Decreto Estadual nº 46.650/ 2014, o ZAP é feito pela concepção de três produtos básicos: o mapeamento do uso e ocupação da terra; a avaliação da pressão hídrica superficial (que analisa como a água se comporta em diferentes condições e como interage com outros materiais); e a definição das unidades de paisagem (considerando relevo, solo, clima e vegetação semelhantes).

Em Ouro Preto, o ZAP foi desenvolvido em uma ação conjunta das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“Com essa ferramenta, nós poderemos ver quais regiões da cidade podem desenvolver mais a agricultura e que tipo de plantação é mais adequada para o local. Com isso, os nossos produtores garantem qualidade nos produtos e preservam a água, por exemplo”, explica o secretário de Agricultura, Sebastião Bonifácio. 

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Ouro Preto é o primeiro município mineiro a conquistar ZAP”

  1. […] Ouro Preto é o primeiro município mineiro a conquistar ZAP […]

Leave a Comment