Gerdau implanta 5G na Mina de Miguel Burnier

A Gerdau, empresa brasileira produtora de aço, expandiu o projeto de conectividade para a Mina de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto. Em 2024, a Companhia concluiu a implantação da tecnologia 5G na usina de Ouro Branco. Em parceria com a Claro empresas, a proposta prevê a expansão da rede 3G e 4G pública e a implantação da rede 5G pública na Mina de Miguel Burnier, com possibilidade de evolução para uma rede privativa, semelhante à implantada em Ouro Branco.

O projeto está sendo desenvolvido em quatro fases, com ampliação gradativa do sinal de internet e construção de novas torres. Serão renovadas e atualizadas duas torres de telecomunicações já existentes na região e outras seis serão construídas. A primeira fase do projeto, que prevê a melhoria do sinal 4G e a implantação da rede 5G pública, deve ser concluída neste mês (07).

Leia também:

“O projeto proporciona significativos avanços em segurança, produtividade, eficiência operacional e automação. Além disso, abre caminho para novos investimentos em tecnologias mais robustas. Em Miguel Burnier, também haverá uma importante melhoria no acesso à internet para a comunidade,” afirma Denis Eduardo Paim, CTO Global da Gerdau.

A proposta também possibilitará investimentos em dispositivos e maquinários avançados, como veículos autônomos, robôs, gêmeos digitais, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA).

A melhoria da conexão e instalação da rede 5G na Mina da Gerdau também levará sinal de internet de melhor qualidade à escola, centro de saúde, centro comunitário e residências de Miguel Burnier e região. A previsão é o que projeto completo seja finalizado no segundo semestre de 2026.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Gerdau implanta 5G na Mina de Miguel Burnier”

Leave a Comment