Vereador critica reunião da Prefeitura de Ouro Preto sobre contenção de gastos

Ouro Preto em crise financeira? Vereador afirma que Prefeitura realizou corte de 25% no orçamento

O vereador Ricardo Gringo afirmou, durante sessão na Câmara Municipal de Ouro Preto, que a Prefeitura realizou uma reunião com secretários municipais e vereadores da base governista para tratar de contenção de gastos no orçamento do município, sem a participação dele, que se declara o único vereador de oposição da Casa.

Segundo o parlamentar, ele tomou conhecimento do encontro dentro da própria Câmara Municipal e afirmou que o grupo discutiu medidas relacionadas a cortes de gastos.

Durante a fala, Ricardo Gringo declarou que teria sido informado de uma reunião com a presença de vereadores da base e secretários de diferentes setores, da qual não participou.

“Foi debatido nessa casa legislativa a questão de corte de gastos. A prefeitura está fazendo corte de gastos na ordem de 25%, que eu fiquei sabendo aqui nessa casa legislativa, que houve uma reunião com os secretários e os vereadores de base, que não é meu caso, que eu sou de oposição, eu não fui nem sequer convidado a participar desse evento”, disse.

O vereador afirmou ainda que, segundo ele, os demais 14 vereadores teriam sido convidados para o encontro.

“Acredito que eu deveria ser convidado para ficar antenado nesses cortes e sugerir também ideias”, completou.

Ele também destacou o volume de arrecadação do município e relacionou o tema à gestão dos recursos públicos.

“Um outro detalhe que foi versado aqui também, que eu quero deixar bem claro dentro desses cortes de gastos, o nosso recurso era R$ 250 milhões há três anos, quatro anos, hoje nós estamos com recurso de R$ 1 bilhão”, afirmou.

Ricardo Gringo criticou a necessidade de cortes em diferentes áreas diante desse cenário e disse que pretende analisar melhor a pauta antes de novos posicionamentos.

Leia também:

Vale-refeição atrasado e medidas de contenção de despesas

Nos últimos dias, outro episódio relacionado às medidas de contenção de gastos adotadas pela Prefeitura de Ouro Preto veio à tona. De acordo com comunicado divulgado pelo Sindicato dos Servidores da Força de Polícia (Sindsfop), servidores municipais que atuam em regime de plantão superior a 10 horas diárias relataram atraso no crédito do vale-refeição no cartão Verocard.

Os pagamentos aguardavam liberação desde o dia 4 de maio.

De acordo com o sindicato, o Departamento de Recursos Humanos teria emitido as ordens de pagamento e encaminhado a documentação para a Secretaria Municipal de Fazenda ainda em 30 de abril.

O Sindsfop informou que o prefeito Angelo Oswaldo atribuiu o atraso à queda de arrecadação, especialmente da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), vinculada ao setor minerário.

Ainda conforme o sindicato, a administração municipal também iniciou medidas internas de contenção de despesas.

Entre elas, estariam orientações para redução do consumo de combustível pela Guarda Civil Municipal, o que poderia impactar a circulação de viaturas, além de demissões de servidores contratados em outras secretarias.

Posteriormente, segundo o próprio Sindsfop, a Prefeitura informou que a Secretaria de Fazenda conseguiu recursos para regularizar a situação e cobrou da empresa responsável a recarga imediata dos cartões.

O sindicato afirmou ainda que poderá acionar o Ministério Público caso o problema não seja resolvido.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe! 

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Vereador critica reunião da Prefeitura de Ouro Preto sobre contenção de gastos”

  1. […] Ouro Preto em crise financeira? Vereador afirma que Prefeitura realizou corte de 25% no orçamento […]

  2. […] Ouro Preto em crise financeira? Vereador afirma que Prefeitura realizou corte de 25% no orçamento […]

Leave a Comment